Aprenda como elevar a vida útil do motor do seu veículo

4
1392

Alguns cuidados para aumentar a vida útil do motor de seu carro merecem atenção redobrada. São medidas simples que vão garantir que seu veículo funcione perfeitamente sem maiores preocupações, além de evitar gastos desnecessários.

A troca de óleo, passando pelo combustível e até a maneira que você dirige seu carro podem fazer a diferença na hora de garantir a durabilidade e o bom funcionamento de seu veículo. Que tal saber no artigo que cuidados são esses? Continue lendo e se ligue nas dicas!

Trocar óleo dentro dos prazos especificados

O óleo lubrificante tem a finalidade de limpar o motor e facilitar o movimento das engrenagens. Ele precisa estar sempre no nível certo e trocado quando necessário. É importante observar os prazos estabelecidos pelos fabricantes, que geralmente ocorrem entre 10 mil km ou seis meses de uso. Outro detalhe muito importante é seguir criteriosamente as especificações do tipo de óleo indicado pelo fabricante, que pode ser encontrado no manual do proprietário.

Usar combustível de qualidade aumenta a vida útil do motor

Economizar no combustível na hora de encher o tanque não é uma boa medida, por isso opte sempre pelo combustível de qualidade. Você certamente não vai ter prejuízos mais tarde com o motor do carro. Combustível de baixa qualidade ou adulterado altera o desempenho e diminui a vida útil do motor, bem como de outros componentes, como bomba de combustível, filtros e bicos injetores. A dica é abastecer em postos de confiança e garantir sempre o melhor combustível para o seu automóvel.

Amaciar protege o motor de seu carro 

Carros novos ainda precisam passar pelo período inicial de amaciamento. No manual do proprietário, está especificado até que quilometragem deve ser respeitada a velocidade recomendada pelo fabricante e o máximo de rotações por minuto, para que o motor seja amaciado e tenha uma durabilidade maior.

Apesar de alguns técnicos acharem que essa prática ficou no passado, devido às novas tecnologias adotadas pelas montadoras de automóveis, os fabricantes aconselham que seja respeitado o tempo de amaciamento do motor. No manual do proprietário ainda consta, então que tal seguir essa dica dos fabricantes?

Trocar marcha no momento certo

Trocar as marchas no tempo certo é também importante para manter o motor em boas condições. O ideal para isso é conhecer bem o motor de seu carro e se familiarizar com o momento certo das trocas de marchas, que pode variar nas subidas e descidas, entre outras condições.

Eliminar aceleradas intensas frequentes

Muitos motoristas têm o hábito de acelerar o carro sem qualquer necessidade sem saber que isso pode prejudicar muito o motor do carro. Essa prática pode, com o tempo, ocasionar um desgaste no motor. Aceleradas intensas com frequência que atinjam a faixa vermelha do conta-giros não são aconselháveis. Lembre-se de que toda vez que precisar acelerar, comece suavemente e de forma progressiva e diminua da mesma forma.

No entanto, em alguns momentos, como em ultrapassagens e subidas, a aceleração forte vai se fazer necessária, mas sabendo que o motor dos carros é projetado para essas situações, ocasionalmente. O que deve ser observado no momento da aceleração intensa é a não redução drástica do giro, como ocorre, por exemplo, nas paradas bruscas.

Antecipe suas ações na direção e evite atitudes indevidas ao volante, assim você contribuirá para o aumento da vida útil do motor de seu carro, bem como para uma economia considerável de combustível.

Gostou do conteúdo? Siga as dicas e aumente a vida útil do motor de seu carro! Que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais?

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras informações importantes para a manutenção de seu carro!

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY