Vai viajar nas férias? Veja os cuidados antes de pegar a estrada

1
391
Imagem: Divulgação

O mês de julho é sinônimo de férias escolares e com ela chega aquela vontade de pegar a família e partir rumo a algum destino legal para viajar, não é mesmo? Escolher roteiro, pousadas e passeios costumam deixar o clima ainda mais divertido mesmo antes de pegar a estrada. Mas o que muitas pessoas não se preocupam antes de botar o carro no mundo é verificar se ele realmente está em boas condições para viajar nas férias.

Todavia, este deve ser o cuidado principal, e tudo deve ser feito com antecedência para que viajar nas férias não seja sinônimo de dor de cabeça. Por isso, listamos para você alguns itens essenciais que devem ser checados antes de iniciar a Road Trip.

Veja quais cuidados com o veículo antes de viajar nas férias:

Confira o óleo

Veja se o óleo do seu carro já está próximo à data de trocar. Se sim, é melhor fazer a troca antes de viajar nas férias. Aproveite para checar a situação dos filtros e fazer um ckecklist nos faróis, lâmpadas, paletas e demais itens que você mesmo consegue identificar caso estejam estragados. E, claro, providenciar a substituição.

Pneus

Checar as condições dos pneus é essencial para viajar nas férias com mais segurança. Verifique se eles não estão por demais desgastados e também faça a calibragem correta, seguindo as instruções do manual do proprietário. Se for necessário, faça também o rodízio dos pneus dianteiros e traseiros. Lembrando que o ideal é fazer a calibragem com os pneus ainda frios e que a pressão sugerida para os pneus com o carro carregado é diferente da usada com o carro no dia a dia. Portanto, em caso de dúvidas, consulte sempre o seu manual.

Balanceamento e alinhamento

Fique de olho em sinais como vibração volante ou carro “puxando” para um dos lados. Em caso positivo, é hora de fazer o alinhamento e balanceamento do veículo. Mas não espere os sinais aparecerem, antecipe-se e já faça logo a revisão automotiva. Aproveite também para checar as condições da suspensão do carro. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes.

Itens de desgaste

Alguns itens sofrem maior tendência para desgaste e muitas vezes passam despercebidos por nossos olhos. Nesse conjunto entram freios e suspensão, além da motorização e toda a parte elétrica. Por isso, é extremamente importante que você leve o seu carro a sua oficina de preferência e solicite uma revisão completa em todos estes itens antes de viajar nas férias. Diversos problemas podem ser identificados e solucionados com antecedência para que sua viagem corra com segurança e tranquilidade.

Bagagem

Com tudo pronto e revisado é só jogar a tralha e cair na estrada, certo? Não! Para viajar com segurança e conforto, além de toda a revisão essencial, é necessário também acomodar a bagagem de forma segura e estratégica. Priorize a organização na hora de colocar as malas no bagageiro, distribua o mais uniforme possível o peso e evite colocar objetos na tampa intermediária, pois, além de dificultar a visão pelo retrovisor, em caso de freada brusca, algum objeto pode atingir os ocupantes do banco traseiro.

Com tudo checado e aprovado, já podemos voltar para as pesquisas de roteiro e passeios, pois a ideia de viajar nas férias será cumprida sem contratempos e prejuízos.

Curte o conteúdo do UsadosBR?! Então acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

1 COMMENT

LEAVE A REPLY