Aprenda 8 maneiras de saber se uma oficina mecânica de carro é confiável

Confira alguns aspectos que irão ajudá-lo a escolher oficina mecânica de carro confiável para cuidar do seu automóvel. Fique atento aos detalhes abaixo!

0
981

Na correria do dia a dia ou para aquela revisão completa você precisa contar com oficinas qualificadas e especializadas para que seu veículo rode sempre em perfeito estado. Desde uma simples troca de óleo até uma análise completa da injeção eletrônica, alguns detalhes devem ser muito bem observados na hora de escolher uma oficina mecânica de carro de confiança.

Neste post, separamos 8 dicas para que você possa identificar rapidamente uma oficina de carro confiável. Acompanhe!

1. Busque indicações

Uma das dicas mais importantes para encontrar uma oficina mecânica de carro confiável é contar com a indicação de um amigo ou conhecido que já tenha utilizado o serviço. Boas referências são de grande ajuda para que você encontre um bom mecânico.

2. Saiba quais serviços são oferecidos

Pergunte sempre quais serviços o estabelecimento oferece antes de bater o martelo na sua escolha, afinal, de nada adianta uma oficina que não possua um bom especialista em injeção eletrônica se você está em busca disso, por exemplo. Ou, ainda, se você tem um carro antigo, precisará de um profissional capacitado para esse tipo de manutenção.

3. Verifique se há utilização de peças originais

Observe e pergunte sobre como é feita a reposição de peças. Procure sempre uma oficina de carro confiável, que trabalhe com peças originais. Fuja da gambiarra! Já diz o ditado: o barato costuma sair caro.

4. Peça nota fiscal e comprovantes de garantia

Verifique se a oficina emite nota fiscal discriminada e oferece garantia das peças e serviços. Somente com esses documentos você poderá reclamar seu direito a um novo conserto sem custo, pegar o dinheiro de volta, ou até mesmo reclamar junto ao Procon se houver necessidade.

5. Tenha atenção na hora de fazer o orçamento

Ao iniciar o contato com a mecânica, verifique antecipadamente se há cobrança de taxas somente para orçar o serviço a ser prestado.

Quando for deixar seu carro na oficina para realizar o orçamento em si, preste muita aenção se a equipe preenche algum tipo de ficha detalhada contendo informações como: batidas, arranhões ou coisas quebradas (como retrovisores, palhetas e setas), nível de combustível, quilometragem, etc. Isso é essencial para manter a transparência do atendimento.

6. Opte por autorizadas para carros importados

Para você que possui um carro importado, o mais indicado é sempre procurar pelas autorizadas, pois elas contam com pessoal treinado e ferramentas de ponta. Mesmo assim, use todas as outras dicas para verificar se é uma oficina de carro confiável, nunca deixando de reclamar seus direitos junto ao Procon em casos de não conformidades.

7. Fotografe seu carro ou peças

Muitos proprietários fotografam o veículo antes de deixá-los na oficina, a fim de garantir que o carro seja entregue sem arranhões ou batidas. Em alguns casos, vale até tirar uma foto da peça a ser trocada, como uma bateria, por exemplo, evitando assim que se aja de má-fé, dizendo que a peça foi substituída quando na verdade não foi.

8. Faça uma avaliação ao final

Por fim, ao optar pela sua oficina mecânica de carro confiável, não se esqueça de, a cada manutenção, avaliar o serviço junto ao mecânico, testando o veículo. Uma forma, por exemplo, é andar algumas quadras antes de assinar a nota fiscal.

Essa dica vale tanto para um primeiro serviço na oficina escolhida como para a autorizada que sempre cuida do seu carro, pois, às vezes, pode acontecer de aparecer um ajuste ou outro na hora da finalização.

Agora você já sabe como escolher uma oficina mecânica de carro confiável com essas dicas rápidas e fáceis. Já usou algum método assim ou tem outras formas de optar pelo melhor atendimento mecânico? Conte-nos sua história deixando um comentário!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY