6 dicas para se proteger de golpes na internet

0
4834

A popularização da internet mudou totalmente a forma de compra do consumidor. Estamos cada vez mais conectados e comprar ou vender produtos se tornou mais fácil com as novas tecnologias. Aqui no usadosBR conectamos pessoas interessadas em comprar e vender um veículo de uma forma rápida, fácil e segura.

Infelizmente, algumas pessoas usam a facilidade que a tecnologia proporciona para cometer crimes contra pessoas que buscam comprar e vender com segurança no ambiente digital. Por isso, vamos dar algumas dicas que te ajudarão a identificar possíveis golpes.

Não informe dados via Whatsapp

O usadosBR não solicita validação de anúncio através do Whatsapp. Caso receba alguma mensagem pedindo algum código de confirmação, não informe. Trata-se de uma tentativa de golpe. Uma dica importante: faça a verificação em duas etapas do Whatsapp. Assim, você pode se proteger de tentativas de golpe como essa. Basta ir nas configurações do Whatsapp, em conta e confirmação em duas etapas.

Não faça pagamento antecipado

Trata-se de um golpe muito comum no ambiente virtual. O golpista cria um anúncio com todas as informações do veículo e as fotos, mas com um valor inferior, tornando o anúncio mais atrativo. Ao entrar em contato, o golpista pede um valor antecipado para que o carro fique reservado. A nossa dica é: não faça nenhuma transferência ou depósito sem antes ver se o veículo anunciado realmente existe.

Placa e RENAVAM do veículo

O usadosBR pede ao anunciante placa e RENAVAM no momento da criação do anúncio para que o usuário saiba que o veículo realmente existe. As informações não são exibidas em nosso site, nós apenas verificamos no site do Detran a consistência dos dados para que o anunciante e o comprador consigam fazer uma negociação segura.

Preços abaixo do mercado

Se a oferta está generosa demais, com um preço muito baixo comparado com os preços praticados no mercado, desconfie! Pode ser que o veículo seja roubado ou clonado e o golpista está tentando passar ele para frente. Se você estiver em uma negociação assim, exija uma vistoria cautelar feita por empresas cadastradas pelo Detran. A vistoria verifica numeração do chassi e motor, histórico de sinistros e outras informações. Com esses dados é possível identificar se o veículo foi clonado ou tem algum tipo de fraude ou restrição

Evite gastos futuros

Se você viu o anúncio na internet, se informou sobre o veículo e as informações conferem, é hora de vê-lo. Procure marcar encontros em locais movimentados, que ofereça um ambiente seguro. Se possível, leve um mecânico para conferir o estado de conservação do veículo. Conferir o bom funcionamento do produto antes de efetuar qualquer transação financeira é importante para que você não tenha problemas no futuro.

Transações financeiras suspeitas

Se você está comprando, nunca deposite valores na conta de estranhos. Certifique todos os dados informados pelo vendedor. Se você está vendendo, evite aceitar depósitos bancários por meio de envelope. Caso o depósito seja feito dessa forma, entregue o veículo somente após a certificação do crédito na sua conta bancária. Além disso, não confie em “prints” de comprovantes de pagamentos.

Informações pessoais

Nunca repasse dados pessoais (fotos, documentos) por aplicativos de mensagem sem ter a certeza de que você está negociando com uma pessoa de confiança.

Com as dicas acima, você pode identificar possíveis golpes com mais facilidade e, assim, fazer uma compra ou venda de forma segura.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY