Vai comprar uma nova bateria de carro? Confira essas dicas!

Como escolher outra bateria de carro que garantirá o correto funcionamento com segurança e qualidade dos inúmeros itens do veículo

0
2782

Comprar uma bateria de carro é um desafio para inúmeras pessoas. Esse item, apesar de negligenciado a maior parte do tempo, desempenha um papel muito importante no funcionamento do veículo.

Seja como peça vital para dar a partida no motor, ou para funcionar os inúmeros itens de tecnologia dos carros modernos — como, por exemplo, o rádio e o alarme —, a bateria está presente, mantendo tudo em ordem.

Mas e agora? Como escolher outra bateria que garantirá o correto funcionamento do seu veículo? Neste post, selecionamos 3 dicas para comprar uma nova bateria de carro com segurança e qualidade. Acompanhe!

Verifique qual é a bateria ideal para o seu veículo

Existem baterias de carro com diferentes tamanhos, pesos e amperagem no mercado. Mesmo que a nova bateria caiba no local da antiga, pode ser que ela seja muito pesada ou muito alta para o suporte do seu carro (comum em casos de compra de baterias com maior amperagem).

Por isso, o caminho mais recomendado é verificar no manual do seu carro quais são as especificações da bateria e adquirir uma de acordo com o indicado pelo fabricante. Mesmo que você não tenha mais o manual do seu carro, é possível encontrá-lo com facilidade nos sites das principais montadoras em forma de PDF para salvar no computador.

É muito comum indicarem a compra de uma bateria com maior amperagem do que a original. O principal argumento para isso é a maior durabilidade e maior dificuldade de descarregar.

Porém, mesmo que o suporte do seu veículo comporte uma bateria de tamanho maior, de nada adianta se o seu alternador não tem capacidade de recarregar uma bateria com maior amperagem. Isso é, literalmente, jogar dinheiro fora!

Atente-se às especificações da bateria

Para fazer uma escolha segura, avalie as especificações da bateria que está comprando. Mesmo que ela tenha a amperagem indicada no manual do seu veículo, elas ainda podem ter muitas diferenças (além do preço).

A primeira delas é a corrente de partida. Essa é a corrente que ela fornecerá para seu carro funcionar. Verifique qual é a indicada para o seu carro e não compre uma com a corrente abaixo da especificada. Isso fará com que seu carro tenha dificuldades em ligar e vai reduzir a vida útil da bateria.

Outro ponto é a escolha entre baterias que necessitam recarregar o fluido e as que não precisam de manutenção. As duas terão funcionamento semelhante. No entanto, em carros como o Chevrolet Corsa, por exemplo, esse acesso não é dos mais simples. O que vale aqui é o conforto que você deseja ter de não precisar preocupar-se com recargas e se o acesso a bateria para recarga do fluido é fácil.

Por último, verifique a vida útil e garantia oferecida pelo fabricante. Hoje em dia, algumas oferecem, inclusive, serviços de assistência veicular caso você tenha alguma pane seca. Por esse motivo, às vezes vale a pena pagar um pouco mais por uma bateria que terá mais tempo de vida e que você ainda tenha suporte em caso de algum problema.

Avalie se já está na hora de substituir a bateria

Uma das principais dúvidas para quem vai comprar uma bateria de carro nova é saber se realmente é o momento de substituí-la ou não. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro sem precisar. Para te ajudar, verifique alguns sinais que seu carro pode te dar de que a bateria já está fraca.

O principal e mais simples de verificar são as luzes no painel. Veja se a luz que sinaliza problemas na bateria está ficando acesa ou demorando para apagar na hora de dar a partida. Aliás, dificuldades em fazer o carro funcionar são um forte indicativo de que sua bateria já não tem a mesma saúde de antes.

Por fim, dê uma olhada na validade da bateria. Na nota fiscal de compra e na própria bateria é possível ver seu tempo de vida útil (variando geralmente de um a três anos).

Curte o conteúdo do UsadosBR?! Então acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY