Sedã ou SUV: qual o melhor carro para família?

De cara, dá para dizer que os dois carros são ótimas opções, sem dúvida. Mas antes de definir qual o carro para família, é importante fazer uma pesquisa e saber qual é o objetivo da compra.

8
5845

De cara, dá para dizer que os dois carros são ótimas opções, sem dúvida. São confortáveis, versáteis e apresentam estabilidade impressionante. Mas antes de definir qual o carro para família, é importante fazer uma pesquisa e saber qual é o objetivo da compra. Fazendo isso, as chances de encontrar o carro perfeito para você e para sua família são grandes!

O sedã é a paixão do brasileiro! Isso porque tem o conforto de um carro grande com a agilidade e o design de veículos menores, como os hatch ( modelos econômicos, em geral, versões do sedã com porta-malas menores). É o carro coringa, que pode ser usado pelo pai que vai ao trabalho, pelo filho baladeiro ou para fazer uma viagem mais longa com a família.

Já o SUV — que vem do inglês Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo) — ganhou projeção e se popularizou no Brasil há pouco tempo, aproveitando o bom momento que a economia nacional vivia e a fome dos consumidores por novidades. Depois de um tempo, as montadoras introduziram novidades que o tornaram mais útil. Dessa forma, ele foi adaptado para o dia a dia do consumidor.

E foi justamente essa mudança que embaralhou o cenário! Enquanto o SUV tinha um ar apenas de carro esportivo — um pouco playboy —, a escolha era mais clara. Recentemente, ele começou a disputar com o sedã, que teve seu lugar ameaçado.

Veja abaixo uma comparação entre esses dois modelos de carro para família e não se confunda na hora de escolher o seu!

Qual tem o melhor preço?

Vamos começar pela parte mais espinhosa: o valor do veículo. O preço médio do SUV é maior que o do sedã, apesar do esforço de algumas montadoras que se instalaram no Brasil recentemente — a Jeep, fabricante do Renegade, por exemplo, inaugurou uma fábrica no Nordeste.

Mesmo assim, os sedãs ainda contam com um preço mais competitivo, se a questão for estritamente essa. Ponto para o sedã!

Qual é o mais versátil?

Essa também é uma questão complexa. Se as montadoras não tivessem modificado a feição dos SUVs, nesse quesito, os sedãs estariam na frente novamente. Ambos estão bem equilibrados no que diz respeito à versatilidade, a não ser por um detalhe: os SUVs tem melhor desempenho nas estradas de chão, em áreas rurais ou florestais. Eles são mais altos e possuem rodas maiores, o que garante um preparo em solos complicados.

Por esse detalhe (que pode ser muito importante, dependendo do uso que você pretende para o carro), o ponto vai para o SUV!

Qual é o mais confortável?

Nesse ponto, há um empate técnico. Ambos têm um conforto invejável e alguns dispõem até de bancos de couro mais largos e com bastante espaço interno.

Afinal, qual é o melhor carro para família?

Até o momento está 2 a 2, certo? Mas não fique confuso: o desempate não dependerá apenas dos carros, mas da sua necessidade. Para saber qual é o melhor carro para família, você precisa colocar na balança o seu perfil e o de sua família.

Vocês viajam muito para áreas rurais? Sua família é formada por três, quatro ou cinco integrantes? As vagas no estacionamento do seu trabalho, da sua casa ou da faculdade são estreitas ou não têm delimitação de tamanho? A resposta a essas perguntas, além dos outros itens que mencionamos aqui, podem tornar a sua escolha muito fácil.

Você já teve ou tem algum sedã ou SUV? Que tal compartilhar a sua opinião com a gente e ajudar outras pessoas a escolher o melhor carro para família? Deixe um comentário com a sua experiência!

8 COMMENTS

LEAVE A REPLY