Quando os pneus importados são uma boa opção?

Quando chega a hora de trocar os pneus do carro, muitas dúvidas podem surgir devido à ampla variedade de opções disponíveis. Nos dias de hoje, é fácil encontrar diferentes marcas e modelos de pneus importados, o que pode se tornar uma vantagem para quem souber encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades.

Com o aumento da entrada de outros países no mercado automotivo brasileiro, você com certeza já se deparou com pneus importados. Curiosamente, nem sempre são mais caros que os nacionais e podem se apresentar como boas opções. Por isso, listamos, neste post, algumas informações sobre pneus importados e como saber se é essa é a melhor escolha para você. Confira!

Aumento dos produtos chineses no Brasil

De acordo com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), cerca de 40% do mercado brasileiro hoje é dominado pelos importados. Uma das razões seria o crescimento do mercado chinês, devido ao seu preço bem mais baixo, aliado ao aumento dos preços dos produtos fabricados internamente.

Com isso, é possível ter acesso a nacionais e importados em mesma quantidade nas lojas especializadas. Mas há alguma diferença entre um e outro?

Sim. É importante saber que essa variação dos preços pode vir acompanhada de uma diferença na qualidade e na durabilidade dos pneus. No caso dos chineses, a principal crítica dos usuários tem sido a vida útil mais curta. Por isso, é bom ficar atento.

Opção mais barata

Você pode optar por um pneu importado de custo inferior para economizar. Porém, é bom antes verificar o histórico da marca em questão para saber a opinião de outros consumidores. Pneus chineses costumam ter preços bem mais baixos, mas isso pode significar falta de garantia na compra e vida útil reduzida.

Faça sempre a manutenção preventiva do seu veículo e verifique o estado dos pneus. Não esqueça de mantê-los calibrados e checar se há a necessidade de fazer o rodízio. Isso é importante para aumentar a durabilidade do conjunto e fazer valer a pena o investimento.

Modelos específicos

Modelos esportivos de veículos costumam exigir pneus específicos para garantir um bom desempenho, e muitas vezes esses pneus já são originais importados. Se seu plano é manter essa característica, é importante utilizar o pneu adequado.

Seja para carro ou moto, se o objetivo é enfrentar estradas de terra ou situações extremas, não vale a pena investir em um pneu mais barato que vá te deixar na mão.

Algumas marcas nacionais são extremamente eficazes, mas se o seu veículo já utiliza um pneu importado de fábrica, é interessante manter o padrão.

Custo-benefício

No caso de usuários que não viajam muito e circulam por vias de boa qualidade, os pneus importados podem surgir como uma boa opção. Ao optar pelos mais baratos, é interessante verificar que sua durabilidade pode ser maior se você não exige demais do sistema como um todo.

De qualquer forma, é fundamental que você verifique o histórico da marca do pneu que pretende comprar e acompanhe regularmente o desempenho deles durante o uso. Não esqueça que manter o veículo em bom estado é uma garantia para facilitar sua venda no futuro.

Pneus são itens essenciais e você deve levar isso em consideração na hora da compra para garantir uma direção segura.

Se a relação custo-benefício for vantajosa, pneus importados podem ser uma opção interessante. Saiba quais são suas necessidades e escolha aquele que melhor corresponde a elas.

Gostou do post? Então deixe seus comentários e conte-nos quais são as suas marcas de pneus preferidas!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *