Pneus off-road na cidade: será que é uma boa ideia?

Está precisando comprar pneus novos para uso dentro e fora de estrada? Então veja algumas dicas importantes sobre os pneus off-road

1
1976

Na hora de trocar o pneu do carro, sempre vai existir a dúvida sobre qual tipo de pneu deve ser usado no veículo. Ninguém está impedido de rodar com pneus inapropriados para um determinado piso ou diferentes das indicadas pelos fabricantes dos veículos. Os adeptos das personalizações investem um bom dinheiro em rodas esportivas, comprando pneus que às vezes não são adequados ao tipo do automóvel ou à roda que está sendo usada.

Nesse caso, alguns proprietários escolhem pneus off-road, apostando em um estilo fora de estrada. Mas será que essa é uma boa ideia? É importante que o consumidor entenda as perdas e os riscos que isto trará ao pneu e à segurança dos ocupantes do veículo. Confira:

O que são os pneus off-road?

Os pneus off-road são pneus para trilhas fora de estrada, desenvolvidos para serem utilizados em estradas de terra, lama, terrenos com erosão e até mesmo na neve. São projetados para locais inóspitos, inclusive subidas e descidas com os mais variados tipos de inclinação. Normalmente são utilizados em veículos SUV, jipes e caminhonetes, e custam bem mais do que os pneus comuns.

Hoje em dia, o estilo cross está presente em boa parte dos carros que vemos nas ruas. E o motorista que anda com pneus off-road no dia a dia, deve ficar atento às limitações dos compostos e até mesmo se essas condições são submetidas ao veículo.

Qual é a diferença de um pneu off road para um pneu normal?

Vale lembrar que a construção e o desenho de um pneu off-road é bem diferente dos pneus de uso misto, ou até mesmo os pneus de passeio — os mais comuns e os mais indicados para o uso urbano.

Os pneus de uso fora de estrada são maiores, mais largos, mais altos e têm uma calibragem diferente. Todas essas características influenciam até mesmo no modo de condução, podendo alterar a dinâmica do veículo, a sua estabilidade e até a distância de frenagem. Como é um dos itens de segurança principal do veículo, é importante ter atenção durante o uso.

Usando os pneus off-road no trânsito urbano, a possibilidade de um maior desgaste deve ser considerada. Com o anda e para dos grandes centros, o ideal seria a substituição por pneus tipo passeio, de maior aderência e menor desgaste.

Outro fator importante a ser observado é o consumo de combustível. Como os pneus off-road são maiores e mais largos, a área de atrito também é aumentada. Com menos ranhuras, a eficiência em uma frenagem é diminuída, o que pode diminuir a segurança na condução do veículo.

É importante considerar as recomendações do manual do fabricante do veículo, que contém todas as especificações dos tipos de pneu que o seu carro pode usar. Na dúvida, procure um especialista, visite um centro automotivo e esclareça as dúvidas a respeito do uso dos pneus off-road.

E caso queira manter os pneus, lembre-se das recomendações básicas: mantenha os pneus sempre calibrados e, ao realizar a manutenção dos pneus, considere fazer o alinhamento e o balanceamento do veículo e verifique se as rodas possuem algum empeno.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

1 COMMENT

LEAVE A REPLY