Óleo do motor: qual a hora certa de trocar?

O óleo do motor é um item essencial no veículo, pois garante o bom funcionamento dos componentes. Por isso, é necessário saber qual a hora de trocar.

0
88
troca de óleo do motor

Todas as pessoas que possuem ou pensam em comprar um carro sabem que é preciso ter alguns cuidados com o veículo. O motor, por exemplo, precisa de alguns produtos que você deve trocar com certa frequência. Um desses itens é o óleo lubrificante. O óleo do motor exerce um papel de extrema importância em um veículo e, por isso, precisa de muito cuidado.

A função do óleo do motor

A função do óleo é lubrificar os componentes do motor, garantindo o bom funcionamento. Ele forma uma fina película lubrificante entre os pistões e as paredes do cilindro, impedindo o contato das duas peças, pois, caso isso aconteça, a temperatura desses componentes se elevaria, causando o que é chamado de gripagem (quando duas peças móveis se agarram e se imobilizam).

Resumindo: o óleo do motor serve para lubrificar as peças internas do motor, diminuindo o atrito entre elas, evitar o desgaste excessivo das partes, manter a temperatura ideal e eliminar impurezas, como algumas partículas que são formadas na combustão, que podem formar uma crosta que impede o bom funcionamento do motor.

Como saber qual a hora de trocar o óleo do motor?

As montadoras recomendam que o óleo do motor deve ser substituído de acordo com a quilometragem percorrida ou o tempo de uso, o que ocorrer primeiro. No manual do proprietário é possível encontrar esses dados.

Se você comprou um modelo mais antigo e o utiliza com frequência, para ir e voltar do trabalho por exemplo, recomenda-se trocar o óleo a cada semestre, ou de cinco a sete mil quilômetros rodados. Se você sai pouco de casa então a troca pode ser feita de 10 a 16 mil quilômetros. Para um carro novo, a preocupação é menor, se você fizer todas as revisões periódicas corretamente, pois as oficinas autorizadas geralmente incluem a troca de óleo do motor, conforme recomendado pelo fabricante.

Verificando o nível

Mesmo com os fabricantes estabelecendo prazos para a troca, é recomendado você mesmo verificar o nível de óleo do motor. Para verificar, é simples: basta puxar a vareta medidora, limpá-la com um pano ou papel-toalha, recolocá-la até o fim, retirar novamente e verificar se o nível está entre as marcas de mínimo e máximo. Faça isso com o veículo estacionado em um terreno plano e com o motor desligado após alguns minutos.

Qual o óleo indicado para o meu motor?

Se você para em um posto de combustível e pede o óleo mais barato ao frentista, você está errado. E se o frentista oferecer o óleo mais caro garantindo ser o ideal para o seu veículo, desconfie. Para saber qual é o óleo indicado para o seu motor, é necessário ler o manual. Em alguns casos, a montadora sugere até a marca que você deve usar.

Entretanto, se você não possui o manual e não sabe qual o óleo a ser usado, calma que tem solução para esse caso. Primeiro, é preciso saber um pouco sobre os tipos de óleo de motor.

Óleo Mineral

Esse é o mais comum no mercado. O óleo é obtido através da transformação natural de alguns componentes do petróleo. É um óleo mais barato, tem a durabilidade menor, com menos viscosidade e com menor tolerância a altas temperaturas. Deve ser trocado à cada 5 mil quilômetros.

Óleo Sintético.

É um óleo criado em laboratório, por meio de reações químicas. O óleo sintético funciona bem em qualquer temperatura e condição. Por ter uma durabilidade maior, é recomendado para quem anda muito com o veículo e deve ser trocado a cada 18 ou 20 mil quilômetros.

Óleo Semissintético

Trata-se da mistura entre o sintético e o mineral. Ele possui as características dos outros dois tipos citados acima. É recomendado para motores que trabalham em altas rotações, mas que também pode ser usado em motores menores. A troca deve ser feita a cada 8 mil quilômetros.

Acesse www.usadosbr.com e confira as melhores ofertas de novos e seminovos. Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR também no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY