Saiba o que fazer com o seguro na hora de trocar de carro

Preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o seguro na hora de trocar de carro

0
369

A proteção de um seguro automotivo resulta em uma grande tranquilidade para todo motorista. Por isso, na hora de trocar de carro é importante estar atento para não ficar sem a sua cobertura.

Para que seu seguro passe a valer em seu novo carro é preciso realizar alguns procedimentos. Não sabe por onde começar? Preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o seguro na hora de trocar de carro. Confira!

Comunique à sua seguradora

Seja por meio das centrais de atendimento das seguradoras ou do seu corretor de seguros, a primeira coisa que você deve fazer é comunicar sobre a troca de carro. Nesse momento será aberto o processo de endosso, que é a alteração de dados da sua apólice. Sem a realização do endosso, você corre o risco de ficar sem a cobertura do seu seguro.

Fique atento, pois o endosso é necessário sempre que houver mudanças que possam afetar seu contrato. No caso da troca de veículo, é necessário que ele já esteja registrado no seu nome antes de solicitar a alteração.

Entenda por que os valores podem mudar

Vários fatores são considerados pela seguradora na hora de definir os valores da sua apólice. O principal deles é o valor de mercado do veículo que vai ser segurado. A diferença de valor entre seu antigo carro e o novo certamente influenciará no prêmio de sua apólice, que é o valor total pago pelo seguro.

Além disso, os valores de franquia também podem ser alterados. Isso acontece, porque eles também dependem do modelo do seu novo carro. Lembre-se de que o valor das peças e da mão de obra para serviços no novo carro pode ser diferentes dos avaliados para o modelo anterior.

Nesse momento você deve informar à seguradora sobre todas as mudanças que podem ocorrer com o novo veículo. O que inclui a forma de uso do veículo, a adição de novos condutores, local de estacionamento, etc.

Fique atento, pois divergências nessas informações podem acabar deixando você sem a cobertura do seguro.

O que fazer caso os valores se alterem?

Caso o valor final da sua apólice aumente, você deverá fazer o pagamento da diferença para a seguradora. Agora, se o valor acabar diminuindo, fique tranquilo: a seguradora é quem deverá reembolsar você.

Aproveite para reavaliar suas necessidades

Além das alterações que ocorrerão devido à troca de carro, outros detalhes do seu contrato podem ser ajustados para se obter um valor final mais em conta.

Se você for um motorista prudente e que costuma precisar pouco da cobertura do seguro, uma boa dica é pensar em aumentar o valor da franquia e diminuir a cobertura de danos a terceiros. Essas medidas diminuem o valor do prêmio em troca de aumentar sua participação em caso de sinistro.

Avalie também os serviços adicionais que seu contrato engloba. Fique apenas com os que serão relevantes para você e diminua mais ainda o valor a ser desembolsado para pagar o seguro.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY