5 sinais de que a manutenção do câmbio automático está próxima

Fique por dentro de algumas dicas que vão te ajudar a identificar quando é preciso fazer a manutenção do câmbio automático. Confira!

6
29349

O câmbio automático é um item que oferece bastante conforto ao motorista. A direção fica mais agradável e segura, já que não é preciso tirar as mãos do volante ou realizar o controle da embreagem. Mas, você sabe quando deve ser feita a manutenção do câmbio automático?

Carros automáticos possuem um sistema bem mais complexo do que a opção manual, e consequentemente requer mais tempo para reparo e uma mão de obra mais especializada, em casos de defeito.

Saiba agora quais são os 5 sinais de que a manutenção do câmbio automático está próxima:

Procurando carros com câmbio automático? Confira ofertas no site usadosBR

Manutenções programadas não realizadas

A ação mais indicada para evitar problemas com o seu veículo, valendo também para a manutenção do câmbio automático, é seguir as indicações do manual do fabricante para as manutenções programadas. Por isso, é importante que você entenda a importância de fazer a revisão do carro

Elas são calculadas pela montadora de forma a conseguir identificar e reparar possíveis focos de problemas antes deles gerarem um inconveniente maior. Portanto, jamais ignore essa ação se você possui um veículo com câmbio automático.

Aquecimento além do normal

O superaquecimento no câmbio automático é um problema que ocorre geralmente em viagens longas e em dias de muito calor, apesar de não ser algo muito comum. 

Trata-se de um problema considerado grave no sistema de câmbio, pois o calor é o principal responsável pela sua deterioração.

O problema é notado pela presença de um cheiro adocicado vindo da região da manopla. Caso você note que está ocorrendo esse inconveniente, pare o carro imediatamente e deixe-o esfriar por um tempo. 

Depois, leve o veículo a um mecânico de confiança para verificar os motivos do aquecimento e fazer a manutenção do câmbio automático. Se está em dúvida de como escolher um bom mecânico, confira as nossas 6 dicas para escolher uma boa oficina

Ruídos estranhos

Os ouvidos de um bom motorista devem estar sempre bem treinados para conseguir identificar qualquer barulho irregular no funcionamento do veículo. 

Para notar a necessidade de manutenção do câmbio automático não é diferente.

Esse tipo de componente deve possuir um funcionamento silencioso, sem passar a impressão que existem peças “raspando” umas com as outras ou “assobios”. 

A recomendação para quem nota esse tipo de problema é trafegar o mínimo possível com o carro e levá-lo ao mecânico o quanto antes.

Câmbio patinando

É comum nos câmbios manuais as marchas “patinarem” quando a embreagem está chegando ao fim. Inclusive, você pode dar uma olhada nos 5 cuidados para aumentar a vida útil da embreagem

Mas, esse tipo de defeito não pode ocorrer nos veículos automáticos. 

Isso pode significar alguns problemas sérios em algumas molas da válvula reguladora ou na pressão do óleo — lembrando que é preciso fazer a troca de óleo periodicamente.

Se isso acontecer, procure imediatamente uma oficina para encontrar e solucionar o defeito. 

Luz do painel

O mesmo ícone do painel do seu carro que indica problemas no motor pode indicar também se há alguma irregularidade na transmissão do câmbio. Se você tem dúvidas sobre a função das luzes no painel, esse material pode te ajudar. 

Fique atento e procure um profissional para corrigir o defeito.

Lembre-se sempre que a manutenção do câmbio automático, quando feita de forma preventiva, torna-se muito mais eficaz e principalmente econômica.

Extra: Câmbio automático com trancos

O câmbio automático foi feito para ter um funcionamento suave e linear. Por isso, ele não deve apresentar nenhum tipo de tranco

Fluído velho ou o baixo fluído de transmissão podem ocasionar trancos no câmbio automático. 

Nesse caso, é preciso verificar o nível do fluído e a sua aparência. A cor deve ser avermelhada ou marrom e sempre clara.

Pode ser também que seja algum problema nos componentes internos, como engrenagens, rolamentos ou molas ou algum outro componente quebrado.

Ficou com alguma dúvida sobre manutenção do câmbio automático ou gostaria de relatar alguma experiência com o seu veículo? Deixe um comentário!

O que achou do nosso conteúdo? Nos acompanhe também em nossas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)
LinkedIn (linkedin.com/company/usadosbr)
Twitter (twitter.com/UsadosBR)
Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

6 COMMENTS

  1. Meu carro, Corolla xei 2006, apresentou agora um ruido como peças raspando na outra quando o carro sai da primeira para a segunda. Mas nas outras machas não há problemas. Suspeito q possa ser o coxim do motor ou câmbio.

    • Olá, Gleumar. É a mesma situação da Pajero TR4. Verifique se o botão Overdrive está acionado. Ele fica na alavanca de câmbio. Se mesmo acionado as marchas não forem trocadas automaticamente, leve o carro para manutenção.

  2. retornando do Litoral apos a subida da serra percebi que a 5ª marcha não estava sendo trocada automaticamente, apos parar para um cafe ao retornar a estrada o problema foi eliminado o que pode ter ocorrido?
    TR4

    • Olá, Nilton. Existe um botão na lateral da alavanca. Ele precisa estar sempre acionado. É chamado de botão Over drive. Mas, se mesmo com ele acionado o carro insistir em não acionar a próxima marcha, leve na manutenção.

LEAVE A REPLY