5 sinais de que a manutenção do câmbio automático está próxima

Fique por dentro de algumas dicas que vão te ajudar a identificar quando é preciso fazer a manutenção do câmbio automático. Confira!

3
18217

O câmbio automático é um item dos automóveis que oferece bastante conforto ao motorista, proporcionando a ele dirigir de forma mais agradável e até mais segura, tendo em vista a possibilidade de percorrer todo o trajeto sem precisar tirar as mãos da direção ou necessitar realizar controles de embreagem.

É um recurso bastante útil, principalmente nos grandes centros, em que as mudanças de marcha são sempre mais necessárias. Mas acontece que o câmbio automático é um sistema bem mais complexo do que a opção manual, e consequentemente requer mais tempo e uma mão de obra mais especializada quando dá defeito.

Manutenções programadas não realizadas

A ação mais indicada para evitar problemas com o seu veículo, valendo também para a manutenção do câmbio automático, é seguir as indicações do manual do fabricante para as manutenções programadas.

Elas são calculadas pela montadora de forma a conseguir identificar e reparar possíveis focos de problemas antes deles gerarem um inconveniente maior. Portanto, jamais ignore essa ação se você possui um veículo com câmbio automático.

Aquecimento além do normal

O superaquecimento no câmbio automático é um problema que ocorre geralmente em viagens longas e em dias de muito calor, apesar de não ser algo muito comum. Trata-se de um problema considerado grave no sistema de câmbio, pois o calor é o principal responsável pela sua deterioração.

O problema é notado pela presença de um cheiro adocicado vindo da região da manopla. Caso você note que está ocorrendo esse inconveniente, pare o carro imediatamente e deixe-o esfriar por um tempo. Depois, leve o veículo a um mecânico de confiança para verificar os motivos do aquecimento.

Ruídos estranhos

Os ouvidos de um bom motorista devem estar sempre bem treinados para conseguir identificar qualquer barulho irregular no funcionamento do veículo. Para notar a necessidade de manutenção do câmbio automático não é diferente.

Esse tipo de componente deve possuir um funcionamento silencioso, sem passar a impressão que existem peças “raspando” umas com as outras ou “assobios”. A recomendação para quem nota esse tipo de problema é trafegar o mínimo possível com o carro e levá-lo ao mecânico o quanto antes.

Câmbio patinando

É comum nos câmbios manuais as marchas “patinarem” quando a embreagem está chegando ao fim, mas é algo que não pode ocorrer nos veículos automáticos. Isso pode significar alguns problemas sérios em algumas molas da válvula reguladora ou na pressão do óleo — lembrando que é preciso fazer a troca de óleo periodicamente.

Luz do painel

O mesmo ícone do painel do seu carro que indica problemas no motor pode indicar também se há alguma irregularidade na transmissão do câmbio. Fique atento e procure um profissional para corrigir o defeito.

Lembre-se sempre que a manutenção do câmbio automático, quando feita de forma preventiva, torna-se muito mais eficaz e principalmente econômica.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de relatar alguma experiência com o seu veículo? Deixe um comentário!

3 COMMENTS

  1. Meu carro, Corolla xei 2006, apresentou agora um ruido como peças raspando na outra quando o carro sai da primeira para a segunda. Mas nas outras machas não há problemas. Suspeito q possa ser o coxim do motor ou câmbio.

  2. Meu hb20s 2014 tá fazendo barulho dentro da caixa de cambio ja tem uns 7 meses e já andei uns 20.000km. Não deu problema. Tipo : PA PA PA PA… só quando anda.
    Parece q aumentou um pouco o barulho. Ninguém sabe o q é sem desmontar. Cada um disse uma coisa, mas peças complexas e mais caras não deve ser pq ele já teria abrido os bicos. Alguém pode me dar uma luz? Obrigado. Joelson . Pouso Alegre/MG

LEAVE A REPLY