9 dicas de direção defensiva que você já deveria estar praticando

Fique por dentro de algumas dicas importantes sobre algumas práticas de direção defensiva que você já deveria estar praticando. Confira!

1
2115

Na autoescola, o futuro motorista aprende a praticar a direção defensiva. Mas, quando está com a CNH em mãos, nem todo motorista leva em consideração o que aprendeu e passa a adotar vícios que são prejudiciais para a sua segurança no trânsito.

Confira neste post, 9 dicas de direção defensiva que você já deveria estar praticando!

1. Dirija na posição correta

Os braços e as pernas devem estar ligeiramente dobrados quando você estiver ao volante. O corpo deve permanecer encostado, tanto no assento quanto no encosto, em um ângulo próximo a 90 graus. Já o encosto de cabeça deve estar na altura dos olhos do motorista.

Adotando essa posição para dirigir, você se sentirá menos cansado e mais disposto para encarar as situações adversas que surgem no trânsito.

2. Lembre-se do cinto de segurança

Diferentemente do que a maioria imagina, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todas as pessoas que estão a bordo do veículo. Os testes de segurança que os órgãos responsáveis fazem nos veículos atestam que, sem o cinto de segurança, os passageiros do banco traseiro poderão ricochetear no interior do veículo e as pessoas dos bancos da frente podem ser projetadas para fora do carro.

3. Obedeça as normas do transporte de crianças

A lei é clara: crianças com idade inferior a 10 anos devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro. Com até 1 ano de idade, a criança deve ser levada no bebê-conforto. De 1 a 4 anos de idade, o transporte é feito na cadeirinha. De 4 a 7 anos e meio de idade, a criança vai no assento de elevação. De 7 anos e meio até 10 anos de idade, a criança deve usar o cinto de segurança de três pontos.

4. Seja prudente ao volante

A quarta dica de direção defensiva, puxa sua orelha para que se adote uma postura defensiva e evite as freadas e as manobras muito bruscas. Sinalize todos os seus movimentos no trânsito, inclusive as mudanças de faixa — a maioria dos motoristas ignora o uso da seta e está, inclusive, passível a multas.

5. Veja e seja visto

A lógica é bem simples: quanto maior for a sua visibilidade em relação ao que está em volta do seu automóvel, menor será o perigo. Para que você melhore a sua visibilidade, posicione corretamente os 3 retrovisores — a posição deles deve evitar que você vire muito a cabeça para enxergar o reflexo dos espelhos. Outro ponto importante sobre a visibilidade é o uso das lanternas e faróis.

6. Evite situações que te desconcentrem

Para que você dirija em segurança, não use o celular, diminua o volume do som, evite discussões — tanto com outros motoristas quanto com passageiros — e esteja focado no ato de dirigir. Evitar distrações e manter-se concentrado te colocam em uma situação de alerta e de segurança.

7. Obedeça a sinalização

A sinalização de uma via não foi colocada à toa. Por trás da velocidade reduzida, dos alertas em curvas perigosas e das placas de proibição, existem estudos e testes envolvidos. Quanto maior for a velocidade que você estiver percorrendo, menor será o tempo para que você identifique o perigo e tome uma decisão sábia.

8. Cuidado com as adversidades do tempo

Quando o piso está molhado, ele reduz o atrito dos pneus do seu carro, diminuindo a aderência, principalmente nas curvas. Isso faz com que o espaço necessário para as frenagens fique menor. Em dias chuvosos, o veículo pode sofrer com a aquaplanagem quando estiver acima dos 60km/h.

9. Não use energéticos

Se estiver com sono, o melhor é parar o veículo e buscar um lugar seguro para dormir. O uso de drogas, rebites e bebidas alcoólicas é terminantemente proibido no trânsito. Caso seja pego sob os efeitos dessas substâncias, você poderá perder a licença para dirigir além de pagar uma multa altíssima.

Com as dicas acima, você consegue garantir a sua segurança, a dos passageiros do seu automóvel e também de quem estiver à sua volta — tanto pedestres quanto outros motoristas.

E se você é motociclista, pode conferir na prática algumas dicas de direção defensiva neste vídeo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

1 COMMENT

LEAVE A REPLY