Como cuidar do seu carro no verão

0
207

Apesar de ser uma época esperada, é preciso ter atenção ao seu carro no verão. Afinal, o sol e o constante uso dele indo para ambientes como a praia pode prejudica-lo.

O calor é um dos principais inimigos tanto do seu carro quanto do seu bolso e da sua saúde. Afinal, quem nunca passou pela situação de estacionar o carro no sol e se deparar com o carro como um verdadeiro forno.

É por essa razão que, para além dos cuidados estéticos, é preciso ter atenção aos efeitos do sol no seu carro. Borrachas, pintura e diversas outras partes devem ter atenção redobrada.

Por isso se você quer um maior cuidado com o seu carro no verão, leia este artigo até o final e tome algumas dicas importantes. Elas serão grandes aliadas na hora de conservar o seu carro e o seu dinheiro.

Proteja o para-brisa e o seu carro no verão

Para a situação que explanamos acima você provavelmente deve ter uma solução fácil e barata.

O tapa sol é uma das formas mais eficazes conhecidas para evitar que o seu carro esteja na temperatura do inferno neste verão.

Os materiais são geralmente bloqueadores de raios solares. Em geral, dupla face, com um lado de PET alumínio e outra de polietileno com bolhas de ar.

Além de reduzir a temperatura do seu carro no verão, os tapa sóis são bastante duráveis e possuem uma grande variedade de modelos.

Outra situação é quando você estaciona o seu carro para trabalhar e as vagas em geral estão descobertas. Tanto o sol quanto a chuva, nestes casos podem prejudicar o seu carro.

Nesses casos, o essencial é ter capas que protejam o seu carro completamente. O mercado hoje em dia é bastante abrangente neste sentido.

Os bancos também merecem uma cobertura. Principalmente os bancos de couro, que podem até mesmo causar queimaduras nos passageiros.

Atenção a troca de ar interno

Mesmo com as medidas indicadas acima, é essencial que você tenha cuidados com relação à exposição solar. Deixe o ar circular dentro do veículo com a porta aberta por pelo menos 2 minutos.

E, o erro de muitas pessoas quando entram no seu carro no verão é ir ligando o ar-condicionado.

O indicado é que você abra as janelas e só após alguns quarteirões de troca e circulação de ar você poderá ligar o ar-condicionado.

E, nesse calor, é importante também tomar cuidado com o choque térmico até mesmo no desembarque. Antes de chegar ao seu destino, desligue o ar-condicionado para balancear a temperatura externa com a do interior do carro.

Cuidados na hora de lavar seu veículo

Os raios solares, normalmente já causam prejuízos à pintura do seu carro. Esse quadro se agrava quando se está sendo aplicado algum tipo de produto químico.

O uso de cera para polimento, nesses períodos é sempre muito indicado.

Outra recomendação é que o motor e a carroceria já estejam frios antes de entrarem em contato com a água.

Temperatura do motor

E, por falar no motor, esteja sempre de olho no indicador de temperatura. Alguns modelos emitem uma luz no painel, indicando que o motor está quente.

Se por acaso isto acontecer, desligue o carro imediatamente para evitar danos mais graves.

Se por alguma razão o carro chegar a ferver, espere o motor resfriar e somente com ele frio é que se deve abrir o reservatório de água.

Seu carro no verão corre esses riscos, e, se a distância a percorrer for ainda muito grande, é essencial chamar um profissional especializado.

Pneus

Por fim, em dias de calor, o atrito entre a borracha e o solo é mais intenso. Dessa maneira, é necessário que você mantenha os seus pneus sempre calibrados.

O calor aumenta a pressão – e por essa razão é que se deve calibrar sempre pela manhã de acordo com as recomendações do seu manual. Principalmente se for percorrer distâncias grandes durante o dia.

E agora que você já sabe como cuidar do seu carro no verão, que tal se preparar?

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY