Carnaval: acidentes em 2019 deixam 492 vítimas fatais

Dados do Seguro DPVAT apontam que 50% das ocorrências envolveram jovens entre 18 e 34 anos

0
270
Carnaval 2019 com mais de 3 mil acidentes e 490 vítimas fatais
Imagem: Divulgação

Segundo levantamento da Seguradora Líder, da sexta-feira de carnaval até a quarta-feira de cinzas de 2019, foram registrados 3.346 acidentes indenizados pelo Seguro DPVAT em todo o país. Deste total, 1.980 foram referentes a acidentes que deixaram vítimas com algum tipo de sequela permanente, e 492 foram casos fatais.

Os números apontam que, durante o período analisado, o sábado e o domingo de folia foram os dias que apresentaram maior incidência de acidentes, somando 40% dos episódios.

A maioria das ocorrências registradas e indenizadas (47%) aconteceu durante o anoitecer e pela manhã. Jovens entre 18 e 34 anos estão entre os mais afetados, representando 50% dos casos.

As regiões com as maiores festas de carnaval do país foram as que lideram o ranking de acidentes. O Nordeste concentrou 34% das ocorrências enquanto o Sudeste registrou 28%.

Do total de acidentes registrados no período, mais de 2.500 ocorrências (77%) envolveram motocicletas. Além disso, se analisados os casos envolvendo apenas os condutores, 81% das vítimas eram motociclistas.

Esses dados têm como base as indenizações do Seguro DPVAT e podem aumentar, já que que as vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários têm até três anos para dar entrada no pedido.

Gráfico sobre as ocorrências durante o carnaval de 2019
*DAMS: Despesas de Assistência Médica e Suplementares.

A UsadosBR dá algumas dicas para você que quer curtir o carnaval numa boa e com segurança:

Se beber não dirija.

A primeira e principal delas é: se beber não dirija. Vemos diariamente campanhas na televisão e outros meios de comunicação sobre a combinação bebida e direção (e como ela não dá certo). Então, se vai beber no bloquinho de carnaval, deixe o carro em casa e aproveite com segurança.

Viagem no feriado

No carnaval nem todo mundo quer ir para o bloquinho. Alguns buscam sossego no feriado e, para isso, vão em busca de cidades tranquilas. Portanto, se você vai viajar, muita atenção nas estradas. Faça a revisão do veículo e descanse bastante antes de pegar a estrada. Em caso de chuva, diminua a velocidade e aumente a distância do carro da frente.

Use o cinto de segurança

O cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Portanto, condutor, fique atento. Verifique se todos estão com os cintos afivelados e inicie a viagem.

Respeite as leis de trânsito

Muitos acidentes acontecem pois os motoristas não respeitam a velocidade permitida ou tentam fazer ultrapassagens em trechos proibidos. Então, vá devagar e chegue ao destino com segurança.

Aproveite o Carnaval

Infelizmente os números mostrados acima são assustadores. A UsadosBR deseja contribuir com a mudança desse cenário, alertando as pessoas sobre os riscos da combinação de bebida e direção, além dos riscos de dirigir sem antes revisar o veículo. Nós desejamos um ótimo carnaval à todos, com muita diversão e segurança.

Acesse www.usadosbr.com e confira as melhores ofertas de novos e seminovos. Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR também no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

Revista UsadosBR (revista.usadosbr.com)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY