Bancos do carro: veja dicas de como cuidar

É importante tomar alguns cuidados ao fazer a limpeza dos bancos do seu carro. Veja algumas dicas:

0
423
Bancos de couro precisam de hidratação, pois podem rachar ou ressecar.

Use um aspirador automotivo

O aspirador automotivo pode ser ligado no próprio carro, diferente dos aspiradores comuns, por meio de um cabo que se conecta ao acendedor de cigarros. Ele é pequeno e não esquenta, ideal para as áreas de difícil acesso, como a junção dos bancos do carro.

É indicado aspirar a sujeira antes de todos os procedimentos, uma vez por semana ou a cada quinze dias. Comece do centro para fora e capriche nos cantinhos que tendem a acumular poeira.

Limpe e renove os bancos do carro

Caso os bancos do carro seja em couro, saiba que o processo é mais simples e diferente da limpeza do banco de tecido. Um banco de tecido absorve mais umidade, líquidos e mau cheiro. Sendo assim, sua limpeza é mais complexa e demorada. Vamos mostrar a diferença entre os dois.

Bancos de couro

O couro é um material impermeável e, por isso, impede a absorção de odores e alguns tipos de sujeira. Com um pano úmido e um sabonete neutro você realiza a limpeza dos bancos de couro. Para manchas mais pesadas, a dica é levar à um local especializado em limpeza e higienização.

Assim como nossa pele, os bancos de couro devem ser protegidos do sol e da desidratação. Para evitar rachaduras e ressecamento, é recomendado que os bancos sejam hidratados a cada seis meses.

Algumas pessoas indicam cremes comuns de corpo, vaselina ou silicone. No entanto, especialistas afirmam que a vaselina é prejudicial à cola do forro do estofado e não deve ser usada. É melhor adquirir produtos específicos para limpeza automotiva e deixar os bancos do carro com aparência de novo.

Bancos de tecido

Esse tipo de banco costuma ter custos menores, além de ser uma melhor opção para lugares com muito sol, visto que o de couro esquenta muito. No entanto, bancos de tecido tendem a acumular mais sujeira.

A dica para limpar esse tipo de estofado é nunca molhar o tecido por completo, e sim ir limpando com esponja levemente umedecida e sabão neutro. Além disso, existem espumas secas de limpeza especializadas para bancos automotivos.

O ideal é realizar a limpeza com as portas abertas e deixar o carro ventilando por pelo menos uma hora, a fim de evitar que o estofado fique úmido ou com mau cheiro. Outra opção é a lavagem a seco, feita por empresas especializadas.

Para limpar manchas de gordura, são necessários produtos mais fortes, à base de benzol ou acetona, por exemplo. A lama, quando estiver seca, deve ser removida com a ajuda de uma escova. Só após a remoção deve-se usar escova úmida e sabão neutro.

E aí, gostou das nossas dicas de limpeza para estofamento automotivo? Compartilhe com seus amigos ou deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Acompanhe a UsadosBR também nas redes sociais:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY