Audi A8 é o primeiro carro autônomo produzido em série no mundo

0
185
Imagem: Divulgação

A Audi apresentou a nova geração do A8, o primeiro carro no mundo a ter nível 3 de automação durante evento realizado em Barcelona, na Espanha. O sedã luxuoso permite que o motorista tire as mãos do volante quando o veículo estiver a uma velocidade de até 60 km/h e se distraia fazendo outras atividades, além de estacionar sozinho na garagem e poder apanhar o motorista na porta de casa. O novo A8 chega ao Brasil no segundo semestre de 2018, e todo o pacote nível 3 deve estar disponível a partir de 2019.

Se o motorista quiser, pode tirar as mãos do volante, a até 60 km/h que um sofisticado sistema de inteligência artificial assume o controle do veículo, monitorando as distâncias dos carros à frente, atrás, identifica placas e controla a trajetória em curvas. Outro destaque do novo A8 em termos de automação é o Audi AI Remote Garage Pilot, que é capaz de estacionar e tirar o carro de uma vaga de estacionamento sem a presença do condutor.

Segundo a Audi, a condução sem motorista se deve a inteligência artificial do carro e ao sistema traffic jam, que reúne informações dos 12 sensores ultrassônicos instalados no veículo, além de quatro câmeras de 360 graus, uma câmera na parte de cima do para-brisa, uma câmera infravermelha, radares e um scanner a laser– usado pela primeira vez em um carro de produção.

Outro destaque do sedã A8 é o novo sistema de suspensão ativa capaz de reconhecer buracos com quatro rodas direcionais e atuadores elétricos para agir de maneira independente em cada roda, reduzindo as oscilações da carroceria. O uso dessa tecnologia, aliás, só é possível graças a um sistema elétrico de 48V.

Já em termos de segurança, o A8 levanta o carro em até 8 cm lateralmente em caso de colisão, graças a radares. Desta maneira, o impacto se dá sobre uma parte mais rígida da estrutura de segurança, amenizando os eventuais danos aos ocupantes.

O interior praticamente quase não traz botões e conta com diversas telas sensíveis ao toque, incluindo uma de 10,1 polegadas no console central. Além do painel digital, o A8 oferece duas telas sensíveis ao toque para controlar vários ajustes, como modos de condução, controles de climatização e outras funções. O veículo também aceita diversos comandos de voz.

Na traseira, os passageiros têm um controle remoto do tamanho de um smartphone para fazer ajustes no conforto. Além disso, um dos bancos na traseira pode vir com um sistema de aquecimento e massagem para os pés, incorporado na parte de trás do banco dianteiro, além da massagem no banco que já existia.

Por dentro, o mais luxuoso dos Audi traz sistema de som Bang & Olufsen com som 3D, sistema de navegação personalizável por meio de inteligência artificial, controles de ar-condicionado, toque de sofisticação os faróis de LED e as lanternas do tipo OLED. Além disso, quem viaja no banco de trás da versão alongada ainda conta com aquecimento nos assentos e um apoio para os pés com massageador.

Motores

O novo A8 será oferecido com uma ampla gama de motores: duas a diesel (3.0 V6 de 286 cv e 4.0 V8 de 435 cv) e três a gasolina (3.0 V6 de 340 cv; 4.0 V8 de 460 cv e 6.0 W12). Tem ainda uma opção híbrida A8 L e-tron com carregamento pela tomada, mas ela não está disponível ainda. Segundo a fabricante, a versão que combina um motor 3.0 a gasolina com um elétrico desenvolve até 449 cv e tem a capacidade de andar cerca de 50 km com o propulsor elétrico.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY