Álcool ou gasolina: saiba quando é indicado usar cada um!

A palavra “flex” nos carros vem do inglês flexible-fuel vehicle (FFV), expressão também conhecida como veículos de combustível duplo, dual-fuel vehicle, ou seja, são veículos que funcionam com dois tipos de combustível: na sua grande maioria, gasolina e álcool.

Desde a chegada do primeiro carro flex ao Brasil, em 2003, muito se tem discutido sobre qual o melhor combustível, álcool ou gasolina, em relação ao seu custo/benefício.

Muitos cálculos e valores fixos se espalham pela internet e até mesmo durante conversas em postos de combustíveis, mas existe um método para descobrir o que realmente é o melhor para o seu carro, e vamos apresentá-lo a seguir.

Descubra o consumo do seu carro

O primeiro passo é descobrir o consumo do seu carro com cada combustível. Existem diversas formas de se obter essa informação. Você pode verificar no manual do fabricante do seu veículo. O valor pode ser encontrado no computador de bordo, pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro ou você mesmo pode fazer o cálculo.

Para chegar a esse valor, você deve preferencialmente abastecer no mesmo posto e na mesma bomba, por volta do mesmo horário, para que não haja diferença na qualidade do combustível. Complete o tanque e registre a quilometragem. No próximo abastecimento, encha novamente o tanque, anote a quilometragem e veja o volume de combustível registrado na bomba. O consumo é a quilometragem que você rodou dividida pelo volume de combustível (km/l).

Relação de consumo etanol/gasolina

Muitos definem como 70% o percentual do valor do álcool em relação à gasolina, o que é um erro. A eficiência dos veículos é muito variável. A média geral se aproxima dos 70%, mais muitos modelos passam longe disso, uns funcionando melhor com álcool, outros rendendo melhor com gasolina. Por isso, você deve descobrir qual é o valor correto para o seu carro.

Com os valores do consumo do seu carro em mãos, divida o consumo médio com álcool pelo consumo médio com gasolina. Multiplicando o resultado por 100, você encontrará o percentual exato, simples.

Preço do combustível

Em tempos de crise, qualquer diminuição de gastos é bem-vinda, principalmente quando se trata de combustível. Por ser um gasto necessário no dia a dia, com variação de preço tão frequente, é preciso saber o que é mais viável para o momento, se o álcool ou a gasolina.

De posse de todas as informações anteriores, fica muito mais fácil saber qual é o melhor para o seu carro. Dividindo o preço do álcool pelo da gasolina, você chegará a um valor que, se for maior que a relação de consumo etanol/gasolina, convém abastecer com gasolina, mas, se for menor, vale muito mais a pena abastecer com álcool.

Não se pode definir o melhor custo/benefício dos combustíveis apenas pelo preço nem mesmo definir um valor de corte fixo para todos os modelos de veículos na relação etanol/gasolina. Deve-se analisar todas as variantes que cercam o dia a dia do carro, assim como seu modelo e motor.

Até mesmo a forma de dirigir influencia no consumo final, então cada carro e cada motorista possuem suas características específicas, que devem ser analisadas e calculadas, para assim definir o que é o melhor, álcool ou gasolina.

Se gostou ou tem alguma sugestão, deixe o seu comentário!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *