Limpeza do carro: 6 dicas fundamentais para preservar seu veículo

A preservação de um automóvel exige muito cuidado e dedicação por parte de seu dono. Saiba de algumas dicas para você fazer a limpeza do carro adequadamente

3
1632

Com a correria típica do nosso dia a dia, nada mais normal do que o carro acabar ficando sujo, não é mesmo? Mas não se desespere, pois o mais importante é saber limpar da forma correta seu automóvel. Além da estética, a limpeza do carro é essencial para nossa saúde e para preservar sua máquina como nova.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos seis dicas fundamentais para preservar seu veículo! Dê uma olhada e torne a limpeza do carro ainda mais eficiente em sua rotina!

Fique atento ao interior do veículo

O volante, alguns compartimentos do carro e o porta-copos precisam ser limpos somente com o uso de um pano úmido (seguido de um pano seco) ou de um aspirador de pó.

Verifique o estado do painel

Para limpar essa peça do carro basta usar um pano úmido. Com muito cuidado, limpe o pó acumulado no painel. Lembrando que é necessário utilizar uma flanela limpa, para não sujar ainda mais a área do veículo. Também não é recomendado jogar água diretamente nessa região.

Higienize os vidros

A higiene dos vidros do carro deve ser dividida em duas etapas: lado de fora e lado de dentro. Na parte externa é preciso impermeabilizar o vidro. Pode-se usar um produto “limpa vidro” com a ajuda de um pano limpo para melhor limpeza da peça do carro.

Já na região interna do veículo a ideia é eliminar a gordura, que pode vir da química de tecidos ou até mesmo de suor. No mercado especializado podemos encontrar vários tipos de produtos com esse objetivo.

Cuide do estofamento

Para o estofado de tecido é necessário ter todo o cuidado com a água. Portanto, a melhor recomendação é usar uma flanela úmida com detergente para a sujeira pesada. Se preferir, também pode usar um aspirador de pó para retirar os resíduos. O aparelho costuma dar conta do recado.

Se o estofado for de couro é preciso uma higiene mais profunda, já que a sujeira fica aparente. Aplique um pano ligeiramente umedecido com água e sabão neutro nos bancos e seque com uma flanela seca. Ressaltando que é indicado hidratar os bancos de couro ao menos uma vez por ano para que a aparência fique sempre bonita. Afinal, você quer seu carro impecável, certo?

Fique atento aos tapetes

Se o material for de borracha, use apenas um balde de água para deixar o tapete limpo. A água e o detergente são suficientes para deixar a peça higienizada. Evite os produtos abrasivos que podem danificar seu tapete.

Caso seja um carpete, você pode utilizar usar uma escova úmida para realizar a limpeza. Lembrando que esse material pede mais tempo do que o normal para secar por completo.

Limpe também as vedações

Limpe com frequência as borrachas responsáveis pela vedação das janelas e portas do carro. Não use de forma alguma limpadores com óleo em sua composição, pois podem prejudicar as borrachas.

A limpeza do carro não é uma tarefa de outro mundo. Certamente nossas sugestões de como lavar sua máquina vão ajudá-lo a preservar o veículo de uma forma descomplicada. Sem contar que o automóvel vai ficar com um cheiro super agradável!

Curte o conteúdo do UsadosBR?! Então acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY