5 práticas negativas que facilitam o roubo ou furto de carro

Veja quais são as principais medidas de precaução que evitam roubo ou furto de carro pelos criminosos

0
784

Se você nunca foi vítima de roubo ou furto veicular, é bem possível que conheça alguém que já passou por essa situação. Os números de roubo de carro crescem a cada dia e esse é um dos grandes temores de todos os motoristas.

Mas você sabia que algumas atitudes podem contribuir para que você não esteja entre esses números de roubo ou furto? Para te ajudar a se proteger, listamos aqui 5 práticas negativas que facilitam o roubo de carro. Acompanhe!

1. Deixar itens de valor à mostra

Essa dica serve tanto para a parte de dentro quanto para a parte de fora do carro. Objetos de valor no interior do veículo certamente serão um grande incentivo para um ladrão. Bolsas, mochilas, carteiras e equipamentos eletrônicos nunca devem ser deixados dentro do carro estacionado. Os aparelhos de som automotivo também interessam aos ladrões, por isso as opções com frente removível ou originais de fábrica são mais recomendáveis.

Na parte de fora do carro, também é bom evitar detalhes que possam atrair a atenção dos ladrões. Adereços, como um adesivo da Apple ou de uma faculdade cara, por exemplo, podem representar indícios de um estilo de vida que faça o meliante se interessar pelo carro.

2. Desatenção ao parar o carro

Seja em um semáforo ou engarrafamento, ao parar é preciso estar atento para evitar o roubo de carro. Muitos ladrões agem nesse momento, se aproveitando da distração dos motoristas nessa hora.

Ao parar o carro, fique atento aos arredores. Se precisar parar para consultar uma informação no celular, por exemplo, prefira um local seguro e iluminado. Nos semáforos, evite se distrair, principalmente com os vidros abertos, dando a oportunidade para um ladrão agir.

3. Dirigir por caminhos inseguros

Para evitar o roubo de carro é fundamental tomar medidas preventivas. Por isso, avalie o caminho que você fará antes mesmo de sair, identificando os locais mais perigosos para poder evitá-los.

Locais mal iluminados e pouco movimentados podem oferecer um grande risco, principalmente à noite. Prefira caminhos que passem próximo a comércios ou em uma vizinhança mais segura. Mesmo que o trajeto fique mais longo, essa medida muito importante para não facilitar a vida dos ladrões.

4. Esquecer de trancar o carro

Trancar as portas do carro deveria ser a primeira coisa que todo motorista faz ao sair dele, correto? Contudo, muitas pessoas acabam se esquecendo de tomar esse cuidado básico contra roubo de carro.

Certifique-se sempre de que seu carro esteja trancado e com os vidros fechados antes de se afastar dele. Se seu veículo não possuir, recomendamos instalar um sistema de travas e vidros elétricos. É uma medida fundamental para aumentar a segurança do seu carro.

5. Não utilizar dispositivos de segurança

Além dos cuidados que nós tomamos ao volante para evitar o roubo de carro, apostar em dispositivos de segurança também ajuda a afastar os ladrões.

Junto das travas e vidros elétricos que já comentamos, é importante que seu veículo disponha de alarme. A atenção que ele chama ao disparar certamente vai dificultar a vida dos bandidos. Escurecer os vidros com película protetora, instalar um resgate e um sistema de rastreamento também te ajudarão a evitar o roubo de carro.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY