5 dicas para saber se chegou a hora trocar de carro

Você já está com o mesmo carro há algum tempo e quer vendê-lo? Nem sempre é fácil tomar essa decisão, afinal ele esteve com você nos bons e maus momentos. Mas quando será o momento certo e quais são os sinais de que é chegada a hora trocar de carro e despedir do seu antigo companheiro?

É importante fazer uma avaliação geral da sua relação com o automóvel desde a maneira como você o mantém passando por aspectos financeiros, comerciais e a satisfação pessoal. Confira nossa lista com cinco indicativos de que passar o carro para frente é uma boa opção.

1. Gastos elevados com manutenção

Todo carro tem custos de manutenção, mas se você precisa levar o carro para a oficina mecânica com muita frequência, está gastando mais do que o previsto, talvez seja a hora de cogitar a venda. Porém, antes de tomar a decisão, é importante saber se há um desgaste geral do veículo ou se o problema foi a falta de revisões. Se existir um desgaste como um todo e se estiver comprometendo seu orçamento familiar, que tal considerar a troca?

2. Quilometragem acima dos 60 mil km

Por mais que você tenha feito todas as revisões em dia e cuidado muito bem do seu carro, a partir de 60 mil km a 100 mil quilômetros rodados, o veículo geralmente começa a exigir manutenção com maior frequência, gerando mais gastos. Isso ocorre porque há um desgaste natural de alguns componentes, como embreagem e suspensão.

3. Você já está com o carro há cinco anos

De forma geral, 5 anos é um bom período para ficar com seu automóvel sem grandes despesas. Isso falando de carros pequenos e médios; para carros luxuosos, o prazo é menor, pois alguns materiais que compõem as peças dos veículos, como plásticos e borrachas, correm um risco maior de se deformarem depois desse período.

Além disso, após cinco anos de utilização, é comum os carros precisarem ir para a oficina em função de problemas em vedadores buchas, vedadores, coxins ou mangueiras. Se você vender seu automóvel enquanto ele ainda está em bom estado, maior será a chance de conseguir um bom valor por ele.

4. Mudança das suas necessidades

Se você perceber que as suas necessidades mudaram e o seu carro não te atende mais, considere trocar o carro por um que esteja de acordo com sua nova realidade. O carro novo pode vir por conta de uma rotina de viagens, que faz com que você escolha modelos mais confortáveis. Ou se você tem usado o carro com muito mais frequência e em percursos bem maiores, um veículo mais econômico pode ser uma opção melhor. E então se a sua família estiver aumentando e você quiser mais segurança ao volante.

5. Desvalorização do carro

Fique atento à possível desvalorização de seu veículo no mercado. Se você notar que isso está acontecendo, não demore muito para trocar, senão pode ter prejuízo. Os carros podem ser desvalorizados por fatores como saída de linha ou mudança de modelo. Para se prevenir, acompanhe as novidades do mercado automotivo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo UsadosBR no:

Facebook (facebook.com/usadosbr)
Instagram (instagram.com/usadosbr)
YouTube (youtube.com/usadosbr)


Comments

Uma resposta para “5 dicas para saber se chegou a hora trocar de carro”

  1. […] 5 dicas para saber se chegou a hora trocar de carro […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *