5 dicas infalíveis para cuidar do motor do seu carro

Confira algumas dicas importantes para que você mesmo possa tomar os cuidados necessários com o motor do seu carro.

0
402

Se o automóvel fosse comparado ao corpo humano, com certeza teria o motor como sendo o coração, tamanha a importância que esse conjunto de peças apresenta. Afinal, ele trabalha de forma harmônica para fazer seu veículo se mover. Dessa forma, é quase que uma obrigação do proprietário estar sempre atento à devida conservação do motor do seu carro.

Neste post, selecionamos 5 dicas importantes para que você mesmo possa tomar os cuidados necessários com o motor do carro. Confira!

1. Faça a troca de óleo do motor do carro

Uma das coisas a se fazer, das mais eficazes, para manter a saúde do motor do carro em dia e fazer com que a sua vida útil seja longa é trocar o óleo no período devido. Normalmente o intervalo indicado para as trocas de óleo de uma forma geral é a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses.

Mas o ideal é seguir o que indica o manual do proprietário do veículo, pois o óleo indicado, assim como o tempo de troca, pode variar muito a cada caso. Não se esqueça de também pedir para substituir o filtro nesse tipo de procedimento. De nada adianta o óleo estar novo se a filtragem contaminar todo o fluido com impurezas.

2. Realize as mudanças no câmbio de maneira correta

Algo que pode forçar bastante o motor e fazer com que ele estrague mais rapidamente é trocar as marchas no tempo errado. O ideal é que o conta-giros seja sempre visualizado para que não chegue até a faixa vermelha. Quando o veículo não possuir esse recurso, utilize sua audição.

Ao ouvir o motor fazer um ruído mais alto que o normal, isso indica que é hora de trocar a marcha. Outra dica é trocar a cada 15km/h (15, 30, 45…) até chegar na quarta marcha, deixando a quinta para estradas que exijam alta velocidade. Isso ainda lhe ajudará a economizar combustível.

Marchas em baixa rotação

É importante também ressaltar que, quando o veículo está em alta velocidade e for necessária uma redução de forma brusca (em função do tráfego, por exemplo), não deixe de reduzir também as marchas para evitar que o veículo esteja em baixa velocidade e em alta rotação, o que também força bastante o motor.

3. Confira o reservatório de água

Quando for completar o nível da água que serve para o arrefecimento do motor do carro, jamais faça isso quando ele estiver quente. Além de poder lhe provocar queimaduras, isso pode permitir que bolhas de ar entrem no sistema e dificulte o resfriamento do carro, o que pode fazer com que o motor se aqueça indevidamente e apresente problemas sérios.

4. Fique atento aos vazamentos

Outra dica que pode ajudar bastante na conservação do motor do seu carro é observar sempre o chão após ele passar um tempo estacionado. Caso note que existem marcas de óleo, peça para investigar imediatamente de onde vem o vazamento. Caso o fluido de óleo esteja vazando, você corre o risco de ficar pelo caminho com o motor do carro fundido e com um prejuízo financeiro enorme para completar.

5. Não se esqueça da correia dentada

Um dos itens previstos na revisão periódica do veículo é a correia dentada do motor do carro. Trata-se de uma das peças mais importantes, e caso aconteça de ela se arrebentar, o motor pode sofrer quebras em peças importantes.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY